Os 15 melhores sistemas de armazenamento em Nuvem de 2018 - Gratuitos, Pessoais e para Negócios
Consumidores e empresas continuam reduzindo sua necessidade de confiar em hardware e infraestrutura de armazenamento local, colocando arquivos e aplicativos na nuvem.
Aplicativos Seguros, Automação, Gerenciamento, Segurança,
2/11/2018 18:49
Imagem do Post

Consumidores e empresas continuam reduzindo sua necessidade de confiar em hardware e infraestrutura de armazenamento local, colocando arquivos e aplicativos na nuvem.

Devido à grande quantidade de provedores de armazenamento em nuvem, é preciso escolher com sabedoria um provedor que ofereça a quantidade máxima de armazenamento e largura de banda de baixo custo, mantendo seus dados seguros.

Essa lista representa as principais opções de armazenamento em nuvem. A maioria oferece um nível gratuito, permitindo que você veja se gosta do sistema antes de gastar seu dinheiro. Os usuários de negócios precisam considerar cuidadosamente quais são suas necessidades, pois os termos e condições, bem como a qualidade do serviço, provavelmente serão significativamente diferentes.


1. Dropbox

Provedor de armazenamento em nuvem veterano.



Recursos de negócios, incluindo colaboração.

Indicando eles você ganha armazenamento extra.

Mas você começa com apenas com 2 GB de armazenamento gratuito.

Vovô dos sistemas de armazenamento em nuvem, o Dropbox oferece um pouco mais de 2 GB de armazenamento gratuito, mas isso pode ser aumentado até 16 GB gratuitamente ao vincular seu Dropbox à mídia social e ao indicar amigos para ingressar no serviço.

As assinaturas do Dropbox Business permitem que os usuários colaborem no trabalho, além de dar espaço ilimitado para cada uma das contas pessoais do Dropbox. Também há recursos aprimorados para recuperação e versão de arquivos e um complemento para o Gmail. O preço dos planos de negócio começa em torno de US $ 12,50 por usuário por mês (cerca de R$ 46,20), ou você pode testar o serviço gratuitamente com uma avaliação de 30 dias.

Preço: 2 GB grátis. 

Dropbox Plus: 1 TB por US $ 9,99 por mês (cerca de R$ 37).

Dropbox Professional: 2 TB por US $ 19,99 por mês (cerca de R$ 74) com alguns recursos extras.

Inscreva-se no Dropbox clicando aqui.


2. Google Drive

Uma opção interessante para fãs do Google e usuários do G Suite



Quantidade generosa de armazenamento gratuito (15 GB).

Integrado com dispositivos Android.

A interface da Web não é a melhor.

Possui aplicativo para Windows e Mac que integra uma pasta do computador à sua nuvem.

O Google Drive é uma opção natural para os proprietários de dispositivos Android, uma vez que já está integrado, mas os usuários de outras plataformas também podem aproveitar o generoso armazenamento gratuito. Você também pode armazenar fotos de alta definição em seu celular com o aplicativo Google Fotos e usar a sua conta de negócios do Google (agora conhecida como G Suite ). Além disso, a atualização para planos pagos do Google Drive agora é chamada de Google One (embora ainda não esteja disponível, dependendo da região).

Desvantagens incluem o fato de que a interface web não é muito fácil de usar, embora os usuários de Windows e Mac possam baixar um aplicativo de desktop para arrastar e soltar arquivos facilmente. 

Preço: 15GB grátis. 

100 GB por R$ 6,99 por mês. 

200 GB por R$ 9,99 por mês. 

2 TB por R$ 34,99 por mês. 

10 TB por R$ 349,99 por mês. 

20 TB por R$ 699,99 por mês.  

30 TB por R$ 1.049,99 por mês.

Clique aqui para se inscrever no Google Drive.


3. Mega

Eles dão destaque à segurança



Interface fácil de usar.

Espaço gratuito extremamente generoso.

O programa de sincronização é “open source” (código aberto).

Com uma conta gratuita bastante espaçosa e uma interface simples de “arrasta e solta”, o Mega.nz, com sede na Nova Zelândia, é um dos pesos pesados ​​do armazenamento em nuvem. Há um prático aplicativo para dispositivos móveis que permite fazer upload de arquivos e fotos, além de sincronizar com computadores. 

Mega afirma que todos os dados armazenados em sua nuvem são criptografados em seu dispositivo antes de chegar aos servidores da empresa. Como a empresa liberou o código-fonte para seu cliente de sincronização, os especialistas podem verificar se não há vulnerabilidades. 

Preço: 50 GB Grátis. 

200 GB por € 4,99 (cerca de R$ 21). 

1 TB por € 9,99 (cerca de R$ 42). 

4 TB por € 19,99 (cerca de R$ 84). 

8 TB por € 29,99 (cerca de R$ 128).

Inscreva-se no sistema do Mega clicando aqui.


4. OneDrive

Apoiado pela Microsoft, ideal para usuários do Windows



Integrado diretamente no Windows (já vem instalado no windows 10).

Recursos de restauração de arquivos.

Armazenamento gratuito é de apenas 5 GB.

O OneDrive (antigo SkyDrive) está integrado ao explorador de arquivos do Windows 10. Você não precisa baixar um aplicativo adicional - ele já está disponível para uso quando você abre o sistema pela primeira vez, o que obviamente é muito conveniente para aqueles que atualizaram para o mais novo sistema operacional da Microsoft.

O aplicativo Fotos da Microsoft também pode usar o OneDrive para sincronizar fotos em todos os seus dispositivos. Há um aplicativo para dispositivos Android e iOS, e há até um aplicativo na App Store para usuários de computadores Mac (embora tenha recebido críticas negativas).

Preço: 5 GB grátis.

50 GB por R$ 7 por mês. 

1 TB por R$ 24 por mês. 

5 TB por R$ 29 por mês.

Clique aqui para se inscrever no OneDrive.


5. iCloud

O sistema de armazenamento em nuvem da Apple



Preços razoáveis.

Integrado com as plataformas da Apple.

Apenas 5 GB de armazenamento gratuito.

Se você quiser fazer backup do seu iPhone para o iCloud, você precisará de mais do que a conta gratuita de 5 GB que a Apple oferece, mas em comparação com os preços dos concorrentes, o iCloud oferece custos muito razoáveis. 

O aplicativo Mac Finder é integrado com o iCloud, onde você pode armazenar todos os arquivos que desejar. Os documentos criados no iWork também são salvos no iCloud e podem ser sincronizados em todos os seus dispositivos. Os usuários do Windows também podem sincronizar seus arquivos com o iCloud Drive usando o cliente oficial e acessar os aplicativos do iWork no site do iCloud. 

Preço: 5 GB grátis. 

50 GB por R$ 2,90 por mês. 

200 GB por R$ 8,90. 

2 TB por R$ 29,90.

Inscreva-se no iCloud clicando aqui.


6. Box

Serviço bem conhecido com algumas poderosas opções de negócios



Suportado por muitos aplicativos.

Planos de negócios com segurança avançada.

Limite de upload de arquivo de conta gratuita de 250 MB.

O site da Box atualmente parece estar impulsionando seus planos de negócios, pois ao clicar em 'inscrever-se' você é direcionado à página de preços, onde por US $ 15 por usuário (cerca de R$ 56) e você pode se beneficiar de opções avançadas de colaboração e armazenamento ilimitado. Mas também há uma opção gratuita de 10 GB.

Como o Box já existe há algum tempo, ele é suportado por vários aplicativos tradicionais, como o Google Docs e o Office 365. O cliente do Box Sync está disponível na página de downloads para Mac e Windows, além de também ter um App oficial para Android.

Preço: 10 GB Grátis. 

100 GB por US $ 11,50 por mês (cerca de R$ 43).

Clique aqui para se inscrever para Box.


7. NextCloud

Solução de armazenamento em nuvem DIY*

* Sigla da expressão em inglês Do It Yourself, que significa “Faça Você Mesmo”.



Solução inovadora de auto-hospedagem.

Adapte seu Cloud Locker às suas necessidades.

Configurações pré-configuradas disponíveis.

NextCloud não é um provedor de armazenamento em nuvem online, o que ele oferece é um software gratuito para baixar e instalar um serviço de armazenamento em nuvem em seu próprio servidor. Usar um servidor em sua rede doméstica para armazenamento em nuvem é muito mais rápido. Você também pode ativar a criptografia e garantir que as informações nunca saiam da sua rede doméstica, o que é muito mais seguro. 

Se você não tem experiência em servidores Cloud ou com TI, você pode adquirir o seu sistema NextCloud contratando a equipe da MobiDesk para instalar para você.

Preço: Grátis para Download, custo de instalação à consultar.

Para ver o custo de hospedagem de um sistema NextCloud, clique aqui e confira os valores dos servidores em nuvem na MobiDesk.

Acesse o site da NextCloud.


8. SpiderOak

Um provedor de armazenamento em nuvem “para leigos”



Segurança avançada

Aplicativos nativos para diversas plataformas

Oferta gratuita limitada

O SpiderOak faz parte de uma nova tendência de provedores de armazenamento em nuvem ”zero knowledge” (para leigos). O site afirma que depois de instalar o cliente, seus dados são criptografados antes da sincronização. Infelizmente, como o SpiderOak não tornou público o código fonte do cliente, não há como confirmar isso. 

O cliente SpiderOakOne está disponível para Windows, Mac e Linux, bem como para Android e iOS (embora o Android e o iOS sejam aplicativos somente leitura, o que significa que você só pode visualizar arquivos e não pode fazer upload nem sincronizar nada). Você também pode fazer o login através da interface web, mas os amantes da privacidade podem preferir não fazê-lo, pois expõe sua senha aos funcionários da SpiderOak. 

Preço: avaliação gratuita de 21 dias. 

150 GB por US $ 5 por mês (cerca de R$ 18,50). 

400 GB por US $ 9 por mês (R$ 33,50). 

2 TB por US $ 12 por mês (cerca de £ R$ 45). 

5 TB por US $ 25 por mês (cerca de R$ 92,50).

Inscreva-se no SpiderOak.


9. IDrive

Solução de armazenamento que se estende para cobrir os drives de rede



Ampla gama de opções de compartilhamento de arquivos.

O serviço IDrive Express é útil se ocorrer um desastre natural.

A oferta gratuita oferece apenas 5 GB.

O IDrive oferece sincronização contínua de seus arquivos, mesmo aqueles em HD’s da sua rede. A plataforma web suporta o compartilhamento de arquivos por e-mail, Facebook e Twitter. 

Os usuários mais “desastrados” ficarão felizes em saber que os arquivos excluídos do seu computador não são excluídos automaticamente do servidor, portanto, há menos risco de remover algo importante acidentalmente. 

Para as suas fotos, você tem um ótimo recurso de reconhecimento facial que ajuda a organizá-las automaticamente.

O IDrive também oferece o IDrive Express - um serviço pelo qual, se você perder todos os seus dados, eles enviarão um disco rígido físico (HD) para você, permitindo a rápida restauração de todos os seus arquivos de backup. 

Preço: 5 GB Grátis. 

Pessoal: 2 TB por US $ 52 por ano (cerca de R$ 192 por ano, ou o equivalente à R$ 16 por mês). 

Negócios: 250 GB por US $ 74,62 por ano (cerca de R$ 276 por ano = R$ 23 por mês).

Inscreva-se no IDrive clicando aqui.


10. pCloud

Ideal para aqueles que armazenam grandes arquivos de mídia



Até 20 GB de armazenamento gratuito.

Recursos legais de privacidade e segurança.

Alguns limites de transferência de dados se aplicam.

Enquanto alguns limites de largura de banda se aplicam, parece não haver limite para o tamanho dos arquivos que você pode enviar, então sinta-se à vontade para sincronizar grandes arquivos de mídia com o pCloud.

O serviço está disponível para todas as plataformas de desktop e dispositivos móveis. Os usuários também podem fazer o login através do site. 

A empresa está registrada na Suíça, que tem fortes leis de privacidade, e você também pode pagar o valor de US $ 4,99 por mês (cerca de R$ 18,50) para o pCloud Crypto bloquear (e desbloquear) arquivos individuais com senhas.

Preço: Até 20 GB grátis (você começa com 10 GB e pode aumentar isso ao indicar pessoas). 

500 GB por US $ 3,99 por mês (cerca de R$ 15). 

2 TB por US $ 7,99 por mês (cerca de R$ 30). 

Planos vitalícios também estão disponíveis: 

500 GB por US $ 175 (cerca de R$ 650). 

2 TB por US $ 350 (cerca de R$ 1300). 

Inscreva-se no pCloud clicando aqui.


11. MediaFire

Um sistema de armazenamento em nuvem altamente experiente



Pode aumentar o armazenamento gratuito para até 50 GB.

Interface impressionante e muitas opções de compartilhamento.

São exibidos anúncios em contas gratuitas.

Armazenamento Gratuito: 10 GB (expansível).

O MediaFire existe há mais de uma década, e esses anos de experiência realmente fazem a diferença. Você recebe 10 GB de espaço inicialmente, mas você pode aumentá-lo em 40 GB extras por meio de atividades como fazer referência a amigos e seguir as contas de mídia social do MediaFire. Poucas pessoas discordariam que 50 GB de armazenamento em nuvem gratuito é impressionante. Contas gratuitas carregam anúncios, mas este é um pequeno sacrifício em vista dos benefícios.

Há suporte para arquivos grandes de até 4 GB, e as opções de compartilhamento são muito boas, permitindo inclusive o compartilhamento com não usuários.

A interface baseada na web também é excelente, e o MediaFire oferece aplicativos móveis para upload e download convenientes em Android e iOS. Eles facilitam o acesso aos arquivos que você tem na nuvem e incluem recursos muito convenientes, como a sincronização automática de fotos.

Cadastre-se na MediaFire.


12. Tresorit

Criptografe seus arquivos localmente com os aplicativos elegantes do Tresorit



Avaliação gratuita de 14 dias.

Criptografia de ponta a ponta.

Vários pacotes corporativos disponíveis.

A Tresorit é um provedor de armazenamento em nuvem com sede na Hungria e na Suíça. Foi fundada em 2011. O provedor enfatiza a segurança aprimorada e a criptografia de dados para empresas e usuários pessoais.

Se você está preocupado em garantir que seus dados armazenados sejam mantidos seguros online, então o Tresorit é o serviço indicado para você. Esse provedor permite que você mantenha o controle de seus arquivos por meio de 'criptografia sem conhecimento', o que significa que somente você e os poucos escolhidos com os quais você decidir compartilhar poderão ver seus dados. Sua conta Tresorit também pode ser protegida por login de autenticação de duas etapas.

Os pacotes de 'Pequenas Empresas' da Tresorit começam em U$ 25 (cerca de R$ 92) por mês (ou $ 20 mensais para o plano anual, cerca de R$ 74) para equipes com 2 a 9 usuários. Isso inclui armazenamento criptografado de 1000 GB, acesso seguro em até 10 dispositivos e sincronização da estrutura de pastas existente. 

O plano de negócios da Tresorit começa em $ 30 (aproximadamente R$ 111) por mês (ou $ 24 mensais no o pacote anual, o equivalente a mais ou menos R$ 89) para empresas com mais de 10 usuários. Isso inclui recursos extras, como gerenciamento de direitos digitais, limpeza remota e suporte por telefone. Neste exato momento, há um desconto de 50% em "Plano de negócios", para que você possa pagar apenas US $ 12 por mês por 1 TB de espaço criptografado.

O nível 'Enterprise' custa US $ 34 (+/- R$ 126) por mês (ou US $ 27 mensais no pacote anual, o correspondente a mais ou menos R$ 100) para empresas com mais de 100 usuários. Os recursos extras inclusos neste pacote são o treinamento personalizado da equipe, a API do administrador e a implantação local. Para se cadastrar neste plano, os usuários precisam entrar em contato diretamente com a Tresorit.

Todas as camadas vêm com um teste gratuito de 14 dias.

A segurança extra oferecida pela Tresorit torna-a relativamente cara em comparação com outras soluções de backup na nuvem. No entanto, os usuários mais preocupados com sua privacidade vao adorar os recursos extras oferecidos pela Tresorit.

Você pode se inscrever na Tresorit clicando aqui.


13. Egnyte

Armazenamento espaçoso com ferramentas de sincronização flexíveis



Avaliação gratuita de 15 dias.

Excelente integração.

Infelizmente apresenta alguns problemas de carregamento.

A Egnyte foi fundada em 2007. A empresa fornece software para sincronização e compartilhamento de arquivos corporativos.

O Egnyte permite que as empresas armazenem seus dados localmente e on-line. Todos os tipos de dados podem ser armazenados na nuvem, enquanto dados de natureza mais sensível podem ser armazenados em servidores no local. Isso contribui para uma melhor segurança.

As equipes de negócios podem trabalhar como e onde quiserem com um sistema de colaboração fácil de usar por meio da plataforma de serviços de conteúdo do Egnyte.

O Egnyte se integra com aplicativos populares do setor, como o Office 365 ou o Gmail. Isso permite que funcionários remotos e internos acessem todos os arquivos com facilidade.

O plano de 'Escritório' da Egnyte começa em $ 8 (cerca de R$ 30) por empregado por mês. Isso abrange de 5 a 25 funcionários, um total de 5 TB de armazenamento e 10 GB de tamanho máximo para cada arquivo.

Os pacotes 'Business' começam em $ 15 (+/- R$ 55) por funcionário por mês. Isso inclui de 25 a 100 funcionários, 10 TB de armazenamento on-line e 10 GB de tamanho máximo de arquivos.

Para aproveitar o pacote 'Enterprise', que foi criado para empresas com mais de 100 funcionários, 25 GB de tamanho máximo de arquivo e armazenamento ilimitado, entre em contato diretamente com a Egnyte.

O Egnyte oferece um teste gratuito de 15 dias para todos os pacotes.

Os usuários observaram que alguns arquivos, como fotos, podem demorar muito para serem carregados.

Clique aqui para se inscrever para Egnyte.


14. Dropbox Business

Armazenamento confiável e com preços razoáveis dígnos ​​de um líder em armazenamento on-line



Fácil de usar.

Avaliação gratuita de 30 dias.

Nenhuma ferramenta de edição online.

O Dropbox é um dos mais antigos provedores de armazenamento em nuvem. 

Foi fundado em 2007.

Até o momento, é um dos provedores de armazenamento mais simples de usar. O Dropbox pode ser instalado na maioria dos computadores ou dispositivos e sincroniza facilmente entre aplicativos. O aplicativo pode armazenar quase qualquer tipo de arquivo sem nunca ter problemas com compatibilidade. Você pode arrastar e soltar arquivos no aplicativo da área de trabalho com facilidade.

Você também pode compartilhar arquivos com outros usuários facilmente através de links. Eles podem ser compartilhados com usuários que não possuem uma conta do Dropbox. 

Como o Dropbox existe há muito tempo, ele se integra à maioria dos outros aplicativos, como o MS Office e o Slack.

Todos os arquivos e pastas podem ser compartilhados com outros usuários, mesmo que eles não façam parte da sua conta. Esses usuários estarão limitados aos limites de armazenamento de seus próprios planos.

O Dropbox Business pode ser conectado à sua conta pessoal para que você possa acessar todos os seus arquivos em um único lugar.

O painel é simples e fácil de usar. Os administradores podem ver quantos membros da equipe eles têm, além de todos os convites pendentes. Eles podem restringir o compartilhamento e permitir / bloquear comentários como acharem melhor. O painel permite acessar configurações e monitorar o uso.

O Dropbox oferece uma avaliação gratuita de 30 dias mas que solicita os seus detalhes de pagamento (informações do seu cartão de crédito). Seu plano será atualizado automaticamente após o período de avaliação, no momento em que seu cartão for cobrado.

O plano "Padrão" começa em US $ 12,50 (+/- R$ 46) por usuário por mês, iniciando em três usuários e inclui armazenamento de 3 TB.

O pacote 'Advanced' começa em $ 20 (aprox. R$ 74) por usuário por mês com armazenamento ilimitado.

Para se inscrever no pacote "Empresa", os usuários precisarão entrar em contato diretamente com o Dropbox.

Alguns usuários comentaram sobre a falta de ferramentas de edição online. 

Você pode se inscrever no Dropbox Business aqui.


15. Box para Negócios (business)

Armazenamento econômico e intuitivo em um provedor experiente



Programa fácil de usar.

Preços razoáveis.

Compartilhamento somente para leitura.

O Box é um serviço de gerenciamento de conteúdo em nuvem e compartilhamento de arquivos para empresas. Foi fundada em 2005.

A Box oferece fortes recursos de gerenciamento e recursos de segurança. A interface é feita para facilidade de uso e é simples de navegar. 

O painel permite acesso a configurações, arquivos e pastas. Os administradores podem gerenciar todos os usuários, monitorar atividades e controlar o compartilhamento.

Como o Box já existe há algum tempo, ele é suportado por vários aplicativos comuns, como o Google Docs e o Office 365. O cliente do Box Sync está disponível na página de downloads para Mac e Windows. Há também um App oficial para smartphones Android.

A Box oferece uma avaliação gratuita de 14 dias para todos os pacotes. 

O plano 'Starter' custa US $ 5 (cerca de R$ 18,50) por usuário por mês. Isso inclui armazenamento seguro de 100 GB, upload de arquivo de até 2 GB com um máximo de 10 usuários.

O plano de 'Negócios' começa em $ 15 (+/- R$ 55) por usuário por mês, o que inclui armazenamento ilimitado, upload de arquivo de até 5 GB e sem número máximo de usuários.

O pacote 'Business Plus' custa US $ 25 por usuário por mês e vem com armazenamento ilimitado, upload de arquivo de até 5 GB e colaboradores externos ilimitados.

Para se inscrever no plano "Enterprise" da Box, os usuários precisarão contatá-los diretamente para uma cotação.

Se você optar por compartilhar arquivos, os usuários externos estarão limitados ao acesso somente leitura.

Você pode se inscrever no Box for Business clicando aqui.


Cotação do Dollar US nos cálculos: R$ 3,70.
Fonte: TechRadar
Ícone do WhatsApp